Cetáceos

Em Portugal continental, estão descritas 28 espécies de mamíferos marinhos. A nível mundial, esse número aumenta para pelo menos 90 espécies conhecidas. São um grupo extremamente diversificado, que possuem dialetos e estruturas hierárquicas, alimentação e rotinas diferentes. Os cetáceos dividem-se em dois grupos, os odontocetos ou baleias com dentes e os misticetos ou baleias de barbas. Estes animais têm uma representatividade ecológica muito significativa, sendo bastante impactados por várias atividades antropogénicas, incluindo poluição, pesca acidental, tráfego marítimo e por atividades que interrompam os eventos de alimentação e reprodução.

Golfinho Comum Golfinho-riscado Roaz Baleia-anã Cachalote

Golfinho Comum

Delphinus delphis

Pouco Preocupante

O golfinho-comum é uma espécie que pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo. Em adultos podem atingir os 2,7 m e pesar até 200 kg, enquanto as crias pesam à volta dos 10 kg e têm cerca de 85 cm. Geralmente, são encontrados em grupo até centenas de indivíduos. Considerados animais muito ágeis e que desenvolvem comportamentos aéreos, interagem com as embarcações num comportamento denominado de “bow riding”. A sua alimentação é à base de peixe e cefalópodes (lulas e polvos). A sua longevidade média é de 35 anos.

Tartarugas

Existem na Terra, mais de 300 espécies de tartarugas, mas apenas 7 são marinhas. Em Portugal, conseguimos observar 5 destas 7 espécies, sendo as mais observadas a tartaruga-comum e a tartaruga-de-couro. Tendo evoluído de animais terrestes, ainda possuem algumas características dos mesmos, tal como a respiração através do ar e a necessidade de incubarem os seus ovos em ninhos escavados nas praias, sendo que as fêmeas regressam à praia onde nasceram para fazer o ninho.

Tartaruga-de-couro Tartaruga-verde Tartaruga-comum

Tartaruga-de-couro

Dermochelys coriacea

Vulnerável

A tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartarugas do planeta. Não possuem placas córneas, nem uma carapaça dura. Apresentam comportamentos migratórios e mergulham a grandes profundidades. Passam a maior parte da sua vida no oceano, e apenas as fêmeas se dirigem às praias para poderem deixar os ovos no ninho. Os adultos podem medir até 2,5 m e pesar até 500 kg. É uma espécie solitária. A sua alimentação é maioritariamente composta por alforrecas e moluscos. A sua longevidade média é de 50 anos.

Aves

Em Portugal continental, podemos encontrar 65 espécies de aves marinhas, pertencendo a vários grupos taxonómicos.

Gaivota-de-patas-amarelas Corvo-marinho Torda-mergulheira Papagaio-do-mar

Gaivota-de-patas-amarelas

Larus michahellis

Pouco Preocupante

Espécie residente em Portugal possuindo uma envergadura de até 140 cm. Podem pesar entre 620-1100 g e alimentam-se de peixe, invertebrados, répteis, pequenos mamíferos e lixo. Em Portugal, podemos observar esta espécie todo o ano, mais perto da orla costeira, incluindo áreas naturais e zonas urbanas. Pode viver até 20 anos.